quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os sete Chakras

A teoria Tantra afirma que os chacras estão distribuídos por todo o corpo em uma linha reta da cabeça aos pés.
O que está localizado sobre os órgãos genitais, na base da coluna vertebral, é uma fonte de energia primária ou primordial. É responsável pela absorção de energia da terra (energia telúrica, geoenergia, kundalini). Também está relacionado com o poder criador da energia sexual.
O que está localizado na região do baixo ventre aproximadamente dois centímetros abaixo do umbigo, trabalha com a energia sexual e a criatividade. É responsável pela energização geral do organismo. Por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo.
O que esta localizado na boca do estômago controla toda a região do plexo solar. Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. Não é por coincidência que problemas emocionais causam sempre problemas digestivos. A emoção e a digestão estão intimamente ligadas.
O que esta localizado no centro do peito é o ponto de encontro dos dois tipos de energia: Espírito e Matéria.
É nele que se concentra a energia do amor incondicional, a nossa fonte vital. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta.
O que esta localizado na região da garganta relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz, pela comunicação da nossa verdade interior e pela respiração. É através deste chacra que purificamos as nossas energias. Serve também de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao chacra coronário no topo da cabeça.
O que esta localizado na testa, entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. É responsável pela nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Pode-se compará-lo ao computador que registra no nosso cérebro as informações e sensações recebidas através do chacra coronário, para que as possamos compreender e dar-lhes forma através de pensamentos ou imagens.
O que está no topo da cabeça é o mais importante dos chacras, situa-se bem no centro, e é também conhecido como coronário. Relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Está directamente ligado à espiritualidade, ao contacto com o Eu Superior, canalização e meditação. Fisicamente, rege a nossa cabeça e o sistema nervoso central. É através do chacra da coroa que entram no nosso corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade.
Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. Trabalhando na Massagem Tantrica os chacras, crescemos física e espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário